O que é a tomografia computadorizada?
Cuidar da saúde, mesmo de forma preventiva, muitas vezes leva a situações desconfortáveis para os pacientes. Certos exames são rodeados por mitos sobre riscos que aumentam esse desconforto e a Tomografia Computadorizada (TC) é uma delas. Com o objetivo de captar imagens em alta definição de estruturas específicas do corpo, esse exame criado na década de 1970 é feito por meio de raios X. Ele leva de 10 a 20 minutos e as indicações para sua realização são diversas, desde uma simples cefaleia até a pesquisa de tumores.
Para que serve?
A tomografia pode ser indicada para auxiliar no diagnóstico de qualquer especialidade. Um dos diferenciais, por exemplo, é o estudo das artérias coronárias na prevenção do infarto. Analisando os resultados do exame, o médico pode avaliar aspectos do sistema neurológico, musculoesquelético, de medicina interna, do funcionamento cardíaco, determinar a quantidade de cálcio nas artérias, entre outros.
Como se preparar?
O preparo para os exames de TC podem variar dependendo do local do corpo onde serão feitos, confira as informações detalhadas de preparo para cada um dos exames abaixo.