O diagnóstico do câncer de próstata é o primeiro passo para o tratamento e a cura. Nesta etapa, o tempo é um elemento fundamental, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Se detectada nos estágios iniciais, a doença tem chance de cura de até 90%.
Ultrassonografia de próstata: via abdominal e via retal
Os exames de ultrassonografia geralmente são utilizados na avaliação inicial na suspeita de lesão.
O exame via abdominal é feito externamente, por cima do abdômen e traz informações relevantes principalmente quanto às dimensões da próstata. Permite também avaliar a bexiga e a capacidade de esvaziá-la, que pode estar comprometida em patologias que envolvem o aumento das dimensões prostáticas. É um exame não-invasivo e simples.
O exame por via transretal é feito através da introdução do aparelho de ultrassom específico através do ânus e reto, para que se possa olhar a próstata mais de perto, com mais detalhes. Visa ao estudo mais preciso da anatomia e lesões e é o exame de escolha na avaliação dos tumores.
Ressonância magnética no diagnóstico do câncer de próstata
A ressonância magnética de próstata com estudo multiparamétrico é o exame com maior potencial de detecção deste tipo de tumor. Como o próprio nome sugere, o exame utiliza técnicas que analisam o tumor por diversos parâmetros, como formato, consistência e vascularização. Para a investigação de próstata, a Ecomax conta com equipamentos especializados, com software dedicado, garantindo ainda mais segurança no diagnóstico.
Além disso, a ressonância também poderá determinar se o tumor está restrito à próstata ou se há infiltração, alcançando órgãos vizinhos.