Blog

Os exames de imagem que ajudam a localizar a lesão são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, o que se denomina estadiamento do câncer colorretal, são:
 
Tomografia Computadorizada
 
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
 
Se uma biópsia de fígado ou pulmão for necessária para verificar a disseminação da doença este exame também pode ser usado para guiar o posicionamento da agulha de biópsia na amostra de tecido.
 
A tomografia é realizada para saber se o câncer colorretal se disseminou para os linfonodos, fígado, pulmões ou outros órgãos.
 
Ultrassom
 
Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.
 
Existem diversos tipos de exames de ultrassom:
 
Ultrassom abdominal: Pode ser usado para diagnosticar tumores no fígado, vesícula biliar, pâncreas ou em outros locais do abdome.
Ultrassom endorretal: Permite avaliar se a doença se disseminou para órgãos ou tecidos adjacentes, como os gânglios linfáticos.
Ultrassom intraoperatório: É realizado durante a cirurgia, para detectar disseminação da doença para o fígado.
 
Ressonância Magnética
 
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor de cólon, bem como a presença de metástases.
 
A ressonância magnética pode ser usada para examinar áreas anormais disseminadas pela doença no fígado, cérebro e medula espinhal.
 
Ressonância endorretal. Os exames de ressonância magnética podem ser usados em pacientes com câncer de reto para verificar se o tumor se espalhou para estruturas próximas. Isso permite planejar cirurgias e outros tratamentos. Para melhorar a precisão do teste, alguns médicos usam ressonância magnética endorretal. Durante a realização desse exame é utilizada uma sonda (bobina endorretal) no reto, o que pode ser desconfortável.
 
Radiografia de Tórax
 
O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.
 
A radiografia de tórax é utilizada para detectar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões, por exemplo, metástases.