Blog

O Câncer Colorretal atinge o intestino grosso, reto e ânus. A intensidade da doença e o tratamento indicado dependem do estágio em que a doença foi diagnosticada.
 
1. A doença geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial
 
VERDADE
 
O câncer colorretal pode se desenvolver silenciosamente por um tempo, sem apresentar nenhum sintoma. Os sinais mais comuns são sangue nas fezes, anemia sem causa aparente e alterações no hábito intestinal, como diarreia ou intestino preso. Mas é importante lembrar que estes podem ser sintomas de outras doenças.
 
2. O câncer colorretal só afeta pessoas com mais de 50 anos
 
MITO
 
Apesar da constatação de que a maioria dos casos de câncer colorretal é diagnosticada em pessoas com mais de 50 anos, ele pode afetar pessoas de qualquer idade. Quem tem histórico familiar de câncer colorretal e está exposto aos fatores causadores da doença, pode ter um risco aumentado para câncer colorretal, independentemente da idade.
 
3. A etnia interfere no risco do câncer colorretal
 
VERDADE
 
A razão ainda é desconhecida, mas de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) quando comparados todos os grupos étnicos, os judeus de origem europeia oriental carregam o maior risco de desenvolver câncer colorretal. Além deles, as estatísticas mostram que pessoas negras apresentam maior incidência de câncer colorretal — com maiores índices de fatalidade.
 
4. Mudança de hábitos podem reduzir o risco de ter câncer colorretal
 
VERDADE 
 
Alguns fatores, como o histórico familiar, estão fora do nosso controle. No entanto, a estimativa é que cerca de 50 a 75% dos casos de câncer colorretal poderiam ser prevenidos com um estilo de vida saudável.
 
5. A alimentação é o único fator de risco para o desenvolvimento de câncer colorretal
 
MITO
 
Como mostramos acima, a alimentação é fator preponderante para aumentar o risco do câncer de cólon, mas não é o único. Há um conjunto de fatores — como o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas — que pode contribuir para o surgimento de um tumor maligno.
 
6. Obesidade aumenta o risco para desenvolver este tipo de câncer
 
VERDADE
 
Tudo está relacionado, como falamos nos tópicos anteriores. Uma rotina de má alimentação e o sedentarismo, assim como o excesso de bebidas alcoólicas, pode levar à obesidade. E é bom ter em mente que essa condição não é um fator de risco apenas para o câncer colorretal, mas também para outros tipos da doença.