O ultrassom de abdômen ou ultrassonografia de abdômen é fundamental para que o médico possa diagnosticar doenças nesta região, que por muitas vezes só pode ser detectada com a ajuda deste exame.
O procedimento não é invasivo, é indolor e pode ser realizado em pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.
Se você tem uma indicação de ultrassom abdominal, confira agora os 5 motivos para fazer este exame tão importante.
1: Exame de rotina
A realização dos exames preventivos é muito importante para manter a saúde em dia. Muitas vezes, a consulta de check up pode solicitar o ultrassom de abdômen, um dos exames solicitados pelo seu médico.
Se esse é o seu caso, não se preocupe – o exame vai avaliar a integridade dos órgãos abdominais, bem como seu funcionamento.
2: Busca de tumores ou cistos
Em suspeita de massas, nódulos, cistos ou tumores, o ultrassom de abdômen é indicado para auxiliar o especialista a entender suas dimensões e local exato, bem como suas características. Esse pedido de exame é feito após uma análise clínica e uma entrevista, para que ele possa avaliar a real situação da saúde do paciente.
3: Casos de dores abdominais
As dores são sinais de que há algo errado, embora sejam uma das queixas mais comuns em consultórios e pronto-socorro. Nesses casos, o médico solicita um ultrassom abdominal para avaliar o local e entender a origem da dor.
4: Avaliação dos vasos sanguíneos
A ultrassonografia abdominal também é capaz de mostrar as artérias e veias do paciente. Por serem responsáveis pela distribuição de nutrientes, é importante que os vasos sanguíneos estejam em perfeitas condições para a saúde do paciente.
Com este exame, o médico é capaz de avaliar a presença de aneurismas, dilatações, estreitamentos e outros problemas na região abdominal – sendo de suma importância para diagnósticos como estes.
5: Investigação de cálculos
As famosas pedras nos rins podem causar sérios problemas ao paciente, e podem ser identificadas com a ajuda do ultrassom de abdômen. Com ele, é possível investigar a presença de cálculos nos rins e também na vesícula biliar.