Blog

A lombalgia é toda dor que ocorre na região lombar inferior do corpo (parte debaixo das costas). Problema muito comum, a dor na lombar é a segunda maior causa de consultas médicas gerais, ficando atrás somente de resfriados comuns.
 
Qual o melhor exame de imagem para casos de dor na lombar?
 
Para que o médico possa chegar a um diagnóstico correto que ofereça o tratamento adequado, é preciso conhecer o histórico da dor que o paciente apresenta, associado a um exame físico meticuloso. 
 
Pode ser utilizado como forma de auxiliar o diagnóstico em casos de lombalgia aguda, com especial atenção para casos que estejam associados com febre, perda de peso e déficits neurológicos.
 
Além disso, em casos em que o quadro de dor é crônica, os exames também podem ser solicitados para uma melhor avaliação. Conheça um pouco mais sobre os exames de diagnóstico por imagem mais utilizados em casos de lombalgia.
 
Ressonância Magnética
 
Um dos exames muito utilizados para as dores na lombar é a ressonância magnética. Considerada um dos grandes avanços do século em diagnóstico por imagem, a ressonância é capaz de auxiliar na análise de doenças cardíacas, abdominais, neurológicas, ortopédicas e cervicais.
 
Além disso, a ressonância é indicada para diagnóstico de esclerose múltipla, tumores cerebrais, infecções da medula espinhal, tendinites, lesões e rompimentos de ligamentos. A ressonância da coluna é um exame não invasivo, que usa um campo magnético para produzir imagens da estrutura interna do corpo de forma detalhada, sem uso de radiação. Em geral, não é necessário a utilização de contraste, mas todos os casos são avaliados individualmente pelos nossos médicos especialistas.
 
Com as imagens de um exame de ressonância magnética, o médico pode detectar inúmeras doenças, descobrindo as possíveis causas para a lombalgia presente no paciente, o que auxilia bastante no tratamento. Atualmente, a ressonância magnética é o exame de diagnóstico por imagem que consegue oferecer maior número de informações para avaliação da coluna (por ex.: para avaliar hérnias de disco e outras complicações relacionadas a estas).
 
Raio-X
 
O raio-X é o exame muito utilizado para a avaliação das estruturas ósseas da coluna lombar e também permite a avaliação dos espaços discais (espaço entre os corpos vertebrais) e foraminais (pode onde passam os nervos). Entretanto, não consegue avaliar as partes moles (ligamentos, tendões e etc) como a ressonância magnética.
 
Tomografia Computadorizada
 
A tomografia computadorizada utiliza a mesma técnica do raio-x, contudo, com captação muito mais sensível. O exame é capaz de reconstituir as imagens de órgãos em alta resolução, que podem ser feitas até mesmo em 3D. Por sua precisão, é muito indicado para análise de tumores, hemorragias, fraturas e avaliação de condições delicadas de órgãos e estruturas internas. É um pouco inferior em relação a ressonância magnética para a avaliação da coluna.