Confira agora quais são os exames de imagem que ajudam a diagnosticar doenças pulmonares.
Raio-x
A radiografia é um exame simples e solicitado, na maioria dos casos, quando há uma suspeita de doença pulmonar ou cardíaca. Isso porque esse exame de imagem permite uma boa visualização do coração e grandes vasos sanguíneos – o que pode revelar uma doença nos pulmões, como pneumonia, DPOC, tumor de pulmão, colapso pulmonar, pneumotórax, derrame pleural, entre outras.
Tomografia computadorizada
Outro exame muito importante para diagnosticar doenças pulmonares, esse procedimento vai oferecer uma visão mais detalhada da região. Durante a realização da tomografia computadorizada, é possível que haja a necessidade de aplicação de contraste, para ajudar com o esclarecimento de anormalidades no tórax.
Angiografia
Quando o médico tem a necessidade de investigar os vasos sanguíneos da região torácica, este exame de imagem é o mais adequado. Realizado com contraste, a angiografia permite a identificação de coágulos sanguíneos na artéria pulmonar – o que determina uma embolia.
Ultrassonografia
Geralmente, o médico solicita uma ultrassonografia para detectar a presença de líquido no espaço pleural, ou seja, na região que fica entre as duas camadas de pleura cobrindo os pulmões e a parede torácica interna.
Além do diagnóstico, a ultrassonografia se torna útil para orientar o médico em casos em que é preciso introduzir uma agulha para a retirada do líquido, além de servir de apoio de uma broncoscopia, que ajuda a guiar os médicos na retirada de amostra de tecido pulmonar para a detecção de câncer.
Angiografia arterial pulmonar
Também conhecida como arteriografia de artéria pulmonar, o exame utiliza contraste radiopaco diretamente na artéria pulmonar e com o auxílio de radiografias convencionais é visualizado o contraste nos pulmões. É considerado o melhor teste para identificar a embolia pulmonar.