A tireóide é uma glândula localizada na frente do pescoço e tem o formato de borboleta, possui peso de até 25 gramas. Apesar de pequena, ela tem um papel relevante para o funcionamento de vários órgãos como os rins, fígado, coração e cérebro.
Além do mais, ela produz hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) que ajudam no metabolismo e fornecimento de energia para todo o corpo. O que nos auxilia nas tarefas do dia a dia e também a ficar em forma.
Contudo, quando surgem problemas na tireóide é preciso ficar alerta e procurar um médico para uma avaliação. Além de doenças como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, o mau funcionamento pode indicar um tumor benigno ou no pior dos casos, maligno.
E nessas situações, a tireóide deixa de realizar seu principal papel, prejudicando os outros órgãos que necessitam do seu bom funcionamento. Quando diagnosticado o câncer, o paciente deverá precisar de cirurgia e tratamento com quimioterapia e radioterapia a depender da indicação que o especialista orientar.
Sintomas
Dificuldades para engolir;
Problemas respiratórios;
Rouquidão ou qualquer alteração na voz;
Tosse constante;
Dor na parte anterior ao pescoço ou ouvido;
Caroço ou inchaço no pescoço crescendo rapidamente.