Blog

Médicos recomendam um check-up anual, onde são solicitados alguns exames de imagem, que ajudam a identificar potenciais problemas, nódulos, lesões ou infecções a serem tratados.
 
Confira os principais exames de imagem utilizados para cuidar da saúde do homem.
 
Ressonância de bolsa testicular
 
Também conhecido como ressonância escrotal, é um exame de imagem que ajuda a identificar problemas nos testículos e epidídimos. É um procedimento de alta qualidade, pois fornece imagens nítidas que complementam outros exames, como ultrassonografia ou tomografia.
 
Com a ressonância de bolsa testicular, é possível identificar nódulos, tumores, avaliar doenças inflamatórias, traumas e aumento da bolsa testicular.
 
Urorressonância
 
Em casos de problemas no trato urinário, este exame é uma forma de entender a causa da dor. A urorressonância ajuda a diagnosticar lesões e obstruções em rins, bexiga e ureteres. Além disso, o exame também pode ser solicitado para o acompanhamento de nódulos, inflamações e até mesmo casos em que estes órgãos apresentam dimensões alteradas.
 
Ressonância magnética multiparamétrica da próstata
 
Esse exame de imagem é considerado o melhor para a detecção de áreas suspeitas de câncer agressivo na próstata. Geralmente, sua solicitação acontece quando a biópsia revela um resultado negativo, mas com um PSA ainda alto.
 
Além disso, a ressonância magnética multiparamétrica da próstata também pode ser requisitado quando há a suspeita de câncer agressivo na bexiga. Também é usado no acompanhamento de tumores e para o controle do pós-operatório nesta região.
 
Ultrassonografia pélvica masculina
 
Com a ultrassonografia pélvica masculina, é possível fazer a avaliação do tamanho da próstata e avaliar eventuais alterações na vesícula seminal, além do tamanho da bexiga e obstruções na região.
 
Urotomografia
 
É uma tomografia computadorizada realizada na região dos rins, bexiga e ureteres – podendo, inclusive, avaliar órgãos como vesícula biliar, fígado, pâncreas, baço, parede abdominal, entre outros.
 
Muito indicado por um urologista, o exame permite verificar se há obstruções e dilatações. Neste exame, o uso do contraste é imprescindível.