Em determinadas ocasiões, como em lesões e suspeita de infecções e tumores, os exames de imagem ajudam o médico a obter as reais dimensões do que está acontecendo e tratar da melhor forma a criança.
Raio X
O exame utiliza ondas eletromagnéticas para reproduzir a imagem do interior do corpo em um filme. Não há necessidade de preparo e o exame não provoca dores. É um procedimento rápido e o nível de radiação é pequeno, sendo transmitidas apenas na região do corpo a ser estudada.
Durante o exame, a criança é protegida com um avental de chumbo revestido, que diminui a exposição à radiação. Por exigir que a pessoa fique totalmente imóvel, o raio x pode ser um desafio principalmente para as crianças menores.
Tomografia computadorizada
Muito importante na análise de nódulos e tumores, este exame faz imagens detalhadas do interior do corpo. O tempo varia de acordo com o tamanho da área a ser analisada.
É um exame que não causa dor. Em alguns casos, a criança pode ficar inquieta, pois durante o exame a criança fica imóvel dentro de um tubo.
Ultrassonografia
Um dos exames de imagem mais solicitados na pediatria, ele usa ondas sonoras para criar imagens do corpo. Não há nenhum tipo de radiação e por isso pode ser realizado com total segurança. Em alguns tipos de ultrassom, pode haver a necessidade de preparo, como jejum ou ingestão de água.