Blog

A mamografia é um exame de radiografia das mamas feito por um mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas e ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. 
 
Para as mulheres que já superaram a doença, a mamografia também possui papel importante para o acompanhamento e controle pós-tratamento.
 
Atualmente, existem dois tipos de mamografia: a convencional e a digital – ambos altamente confiáveis, diferenciando apenas na qualidade da imagem capturada. 
 
Por conta da necessidade de pressionar as mamas, o exame acaba sendo desconfortável para muitas mulheres. No entanto, para que a análise da região seja feita de forma correta, a compressão mamária é fundamental.
 
Uma dica para as mulheres evitarem o desconforto é evitar o agendamento do exame de mamografia durante o período menstrual, pois a região pode ficar mais sensível. Além disso, é importante tentar relaxar a musculatura, o que facilita o bom posicionamento.
 
Embora haja desconforto, a realização da mamografia é rápida e fácil, não devendo ser adiada. Quando descoberto em sua fase inicial, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura. 
 
Recomendações
 
Antes de realizar o exame de mamografia, é importante seguir algumas recomendações. É importante evitar o uso de cosméticos nesta região das mamas e axilas, como talco, desodorante, perfume e cremes.
 
É importante informar ao profissional que acompanha o exame se você possui próteses de silicone, pois elas podem dificultar a visualização das imagens. E se você já realizou este exame anteriormente, é importante levar os resultados anteriores para ajudar na construção de um laudo de qualidade.
 
A mamografia possui poucas contraindicações, mas que devem ser respeitadas. Este exame de imagem não é indicado para mulheres com menos de 25 anos, pois a radiação pode agredir o parênquima mamário em desenvolvimento. Além disso, a realização também não é recomendada para gestantes.