Confira quais exames de imagem são utilizados para identificar problemas no coração.
Raio-x de Tórax
Um exame muito simples, mas de grande importância para o diagnóstico. A radiografia de tórax avalia o contorno do coração e da aorta. Além disso, o exame também permite conferir se há sinais de acúmulo de líquidos nos pulmões, que pode indicar a possibilidade de insuficiência cardíaca.
Para fazer este exame, o paciente fica em pé e com os pulmões cheios de ar, para que o equipamento seja capaz de capturar a imagem corretamente.
Angiotomografia
Por meio de contraste injetado, este exame fornece imagens tridimensionais de toda a árvore coronária. Isso ajuda na identificação de doença nas artérias coronárias – e se isso pode estar causando o impedimento da passagem de sangue.
Segundo especialistas, este exame garante que não haja mais necessidade de exames adicionais em cerca de 75% dos casos de dor torácica de risco baixo a intermediário – podendo ser liberado com segurança para casa.
Ecocardiograma
Também chamado de ecodopplercardiograma, este exame de imagem é como um ultrassom de coração. Ele detecta imagens do órgão para avaliar seu tamanho, espessura das paredes, quantidade de sangue bombeado e o funcionamento das valvas cardíacas.
Geralmente, este exame é indicado em casos de pessoas com muita falta de ar e inchaço nas pernas – sintomas que podem indicar insuficiência do coração. Além disso, o exame também é capaz de detectar a presença de tumores.
Cintilografia do miocárdio
O exame ajuda a avaliar alterações na irrigação do sangue nas paredes do coração – como o que acontece em casos de angina ou infarto. O paciente recebe contraste, que ajuda a máquina a capturar as imagens da parede do coração, além do funcionamento dos batimentos cardíacos durante esforço.
Essa captura acontece em dois momentos – com o paciente em repouso e após o esforço. Em pessoas que não podem se movimentar, é aplicado um medicamento que simula as reações do corpo nessas condições.
Além desses, há diversos outros exames de imagem que também são importantes e que ajudam o cardiologista a acompanhar o estado de saúde do seu paciente. A indicação para cada um deles vai depender da suspeita do médico, de acordo com o histórico de saúde e os sintomas apresentados.
Consulte sempre um médico e realize todos os exames solicitados. Somente assim você terá certeza sobre sua saúde cardíaca e poderá fazer o tratamento mais indicado para o seu caso.