Blog

Pessoas com muitas dores na coluna geralmente são encaminhados para exames de imagem. Independente do tipo de exame solicitado, eles são fundamentais para auxiliar no diagnóstico preciso e até mesmo no acompanhamento de um tratamento 
 
Com os exames de imagem, é possível identificar protrusões, “bicos de papagaio”, alterações da altura do disco intervertebral ou fissuras, espondilolistese e outras problemas que seriam a causa das dores daquele paciente. Em muitos casos, essa detecção no exame de imagem pode antecipar o tratamento, evitando inclusive possíveis cirurgias. 
 
Ressonância magnética
 
A área de ortopedia se beneficia bastante deste tipo de exame, pois ele possui um alto nível de eficiência na identificação de problemas na coluna, seja em partes ósseas ou não ósseas. 
 
Por meio deste exame, é possível identificar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. 
 
Tomografia computadorizada
 
Em alguns casos, a tomografia também pode ser indicada. Este exame é capaz de identificar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artroses e compressão da medula. 
 
Outra indicação da tomografia é quando o paciente não está qualificado para realizar uma ressonância magnética, por ter pinos na coluna ou parafusos metálicos.