Por ter sintomas similares aos de uma alergia, os exames de imagem possuem papel importante na detecção da sinusite. Dentre os exames de imagem solicitados com essa finalidade estão:
Raio-X
Este exame é indicado para confirmar quadros de sinusite e rinossinusite. Sem a necessidade de preparo, o exame não provoca dores e é realizado rapidamente. Com ele, é possível identificar até mesmo inflamações profundas e obstruções faciais que outros exames não poderiam identificar.
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada dos seios da face é solicitada quando o quadro de sinusite está fora do comum e há condições associadas que justifiquem uma intervenção cirúrgica. O exame pode requerer contraste, onde um jejum por 4 horas se faz necessário. O resultado permite visualizar toda anatomia dos seios nasais.
Endoscopia Nasal
O exame também é conhecido como nasofibrolaringoscopia, o exame utiliza um tubo fino e flexível com uma luz de fibra ótica na ponta. Inserido pelo nariz, o aparelho vai permitir a visualização das cavidades nasais.
Ressonância Magnética
Oferecendo imagens nítidas dos ossos que delimitam os seios paranasais, a ressonância magnética serve como exame complementar – o que permite um diagnóstico ainda mais completo.
É possível avaliar possíveis complicações causadas pela sinusite, além de tumores e nódulos da região. Assim como a tomografia, o exame também pode ser feito com o contraste. Independente da forma de realização, é um exame rápido e indolor.